Sabemos da importância que o aconselhamento profissional trás para os processos de M&A(Mergers&Acquisitions)/fusões e aquisições. O papel do “Advisor” ou aconselhador nestes processos é de vital importância para o sucesso de qualquer operação, entretanto, como poderemos mensurar o importante trabalho exercido por estes profissionais
Primeiramente, destacamos a importância do aconselhamento profissional tanto para os potencias vendedores, assim como, para os potenciais compradores de participação nas empresas. Listamos as principais competências e contribuições que estes profissionais trarão ao processo de M&A:
- Visão estratégica de médio e longo prazo: Contribuição direta para o processo de “valuation” da empresa. Aumentando o valor das empresas quem detém um plano estratégico e consequentemente, reduzindo o valor das empresas que não possuem esta fundamental visão e planejamento de médio e longo prazo.
- Mitigação de riscos: É fundamental a liderança destes profissionais para que os riscos identificados possam ser devidamente mitigados ou eliminados. Sabemos que os riscos são sempre inerentes a quaisquer processos de M&A, entretanto, reduzi-los ou até mesmo elimina-los será sempre necessário.
- Negociação entre as partes: A liderança destes profissionais poderá minimizar os desgastes de qualquer processo de compra e venda. Defendendo sempre os interesses de seus contratantes, e o mais importante, blindando-os durante o processo de negociação. Destacamos, que comprovadamente, a figura do “Advisor” contribui diretamente para que o valor final da operação seja melhor precificado.
- Validação contratual: Muito importante que estes profissionais possam aproximar os escritórios de advocacia contratados pelas partes e que possam buscar denominador comum. Não é uma tarefa fácil este entendimento entre grandes escritórios que representam seus clientes, porem se não se buscar o entendimento e alguma flexibilização, os negócios não conseguem ser concretizados. É a famosa frase, todos tem razão!
- Compliance & Governança: Será muito importante a transparência de todo o processo, certificando-se que todas as decisões sejam aprovadas pelos comitês de compliance das empresas, assim como, certificando-se que a governança a ser implantada atenderá às melhores práticas e recomendações de mercado.
Com a breve e resumida descrição das principais competências, é fácil reconhecermos a importância e o valor que estes profissionais trazem para as partes interessadas, sendo percebidos pelo valor agregado e não pelo custo no processo de M&A.
Normalmente a forma de remuneração deste profissional está atrelada a concretização de uma operação de M&A, popularmente conhecida como taxa de sucesso ou “success fee”. O percentual desta taxa varia entre 3 à 6% do total negociado e depende diretamente do tamanho (em faturamento anual) das organizações que estão sendo negociadas.
Importante destacar também que estes profissionais terão alguns custos para preparação da empresa para o processo de M&A, como elaboração de plano estratégico, apresentação institucional, roadshows, check-lists necessários, vídeos, teaser e a prospecção de potencias interessados, etc. Neste caso é prática de mercado cobrar uma determinada taxa (fee) para início dos trabalhos e a elaboração dos materiais. Destacamos também que em alguns casos esta taxa inicial é amortizada do valor final a ser pago como taxa de sucesso, tornando assim o trabalho deste profissional 100% atrelado ao sucesso da operação de M&A.
Portanto, para os empresários que buscam crescer por aquisição, ou para aqueles que buscam investidores em seus atuais negócios, recomendamos que contratem este profissional de mercado. Vale realmente muito a pena!
EDUARDO STEFANO
Consultor & Palestrante